Rute e Ester são os únicos livros na bíblia que levam o nome de mulheres;
E não sabemos quem escreveu este livro, porque a autoria é desconhecida.
O nome Rute significa Amiga, companheira,
E ela tem um testemunho de vida emocionante, e que passa por gerações através da Bíblia, pois Deus restaurou a vida dela de uma forma maravilhosa, e Rute, juntamente com Boaz seu marido, se tornou bisavó de Davi e ancestral de Jesus. Realmente Deus mudou a sorte desta mulher! Deus transformou todo pranto em festa e alegria!
E no decorrer da história, vamos ver três personagens principais:
- Rute, que era uma jovem viúva, estrangeira
-Noemi, mulher do falecido Elimeleque, sogra de Rute e parente de Boaz;
- Boaz, um israelita próspero, de meia idade e estabilizado na Terra de Belém; estilo fazendeiro;
Texto: Rute 1-1 ao 16
Panorama Histórico
Logo no 1 versículo lemos: nos dias em que julgavam os juízes houve fome na terra, no tempo dos juízes vemos que Deus estava buscando ensinar seu povo a santidade, e quando o povo começava a se desviar Deus intervinha permitindo que os inimigos atacassem a Israel ou fechando os céus para que não chovesse na terra. Tiramos então a conclusão de que o período de fome naquela terra foi resultado da disciplina de Deus sobre Israel.
E nestes tempos difíceis, Elimeleque saiu de sua terra ao invés de permanecer na cidade e se submeter à disciplina de Deus, e foi morar nas terras de Moabe, com sua mulher Noemi e seus dois filhos, Malon e Quiliom. Eles eram de Belém de Judá (Casa do Alimento, Casa do Pão) e por causa desta crise, eles partiram dali.
Muitas vezes, nós estamos passando pelo deserto, e queremos dar uma de espertinhos, tentando pular essa fase, e olha só o que aconteceu com Elimeleque! Se Deus te colocou no deserto, Ele está cuidando de você, mesmo em meio à dificuldade, e é somente Deus quem vai te tirar do deserto com vitória.
Então Elimeleque morreu e Noemi fica então viúva com seus dois filhos. Os filhos de Noemi se casaram com mulheres moabitas e moraram naquela terra por quase 10 anos. Então morreram os filhos de Noemi e suas noras ficaram viúvas.
Depois de tantas tragédias, Noemi decide voltar para sua terra. Seu retorno se dava por dois motivos:
primeiro: não existia em Moabe qualquer pessoa que pudesse amparar uma mulher viúva com suas duas noras. Naquele tempo as mulheres só tinham valor enquanto ligadas a algum homem. Aos olhos da sociedade de Moabe, Noemi era uma mulher desprezada e rejeitada, mas em Belém estava toda a sua família e consequentemente os homens.
E segundo o que impulsionou Noemi a voltar foi a notícia de que Deus havia se lembrado do seu povo dando lhe pão. Com certeza a esta altura, o povo já havia se arrependido.
Noemi disse para suas noras voltarem cada uma à casa de sua mãe, desejou bênçãos e um novo lar para elas.
Rute e Órfa choraram e queriam ir junto com Noemi, mas Noemi continuava pedindo para que voltassem para suas famílias, e assim elas poderiam ter a chance de ter um futuro melhor. O contexto de casamento daquela época era diferente do nosso. A mulher quando se casava abandonava sua família, sua cultura e seus deuses para se juntar à família, à cultura e aos deuses do seu esposo.
No capítulo 1.14 e 15, vemos que Órfa se despediu de Noemi e voltou para seu povo e para seu deus.
Mas Rute resolveu seguir Noemi – v.1:16-18. Ela não imaginava o que Deus estava preparando para ela! Deus nos surpreende, mesmo quando aos nossos olhos não há mais esperança! Tudo está no controle Dele!
Quando Noemi e Rute chegaram em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres diziam: Não é esta Noemi? Mas Noemi não queria nem ser chamada pelo próprio nome, que significava “deleite”, por causa de sua amargura pediu que a chamasse Mara, que significa amarga.
Elas chegaram a Belém no início da colheita da cevada.
Noemi tinha um parente rico e influente, por parte do marido, chamado Boaz.
E Rute arrumou um tipo de “emprego” para poder sobreviver naquela terra junto com sua sogra; ela foi recolher espigas, e de onde? Dos campos de Boaz! Imagine só...Justo nos campos e Boaz! Parece ser coincidência? Mas é o plano divino se cumprindo!
Então eu fiquei imaginando...se Rute recolhia espigas para se alimentar, claro que todas as refeições dela teria a base no milho, mesmo que ela fizesse alguma troca de mercadoria, trocando por exemplo um tanto de milho por uma porção de açúcar, a comida principal dela seria o milho, porque todos ali estavam recolhendo milho! Então ela deveria come pão de milho, bolo de milho, biscoito de milho, suco de milho, milho com milho....
E Noemi tinha um parente naquela região, mas não entrou em contato direto com ele inicialmente no v. 3 do cap. 2, Rute por casualidade entrou no campo que pertencia a Boaz.
Quando Boaz chegou no campo, perguntou ao capataz dos ceifeiros quem era aquela moça, então foi até Rute e ofereceu a ela proteção, E disse para ela recolher espigas junto com as servas dele.
Rute ficou tão agradecida, porque Boaz se importou com ela, e assim o alimento dela e de sua sogra estariam garantidos.
A lei de Moisés ordenava que os proprietários de terras deixassem para trás os grãos que os ceifeiros não apanhassem da primeira vez, a fim de que os pobres, os estrangeiros, as viúvas e os órfãos pudessem respigar para suas necessidades (Lv. 19.9, 23.22; Dt 24.19)
Mas vemos nos cap. 2:14-16, que Boaz estava fazendo mais do que a lei exigia, ele estava favorecendo a vida de Rute. Na hora da refeição ele deu a ela alimento em abundância e, quando ela voltou a trabalhar, ele ordenou aos servos que deixassem cair algumas espigas perto de Rute para que ela as recolhesse. O resultado disso tudo foi que, depois de um dia de trabalho, Rute conseguiu aproximadamente 15 quilos de grãos, o que era muita coisa para alguém que ia recolhendo apenas aquilo que caia no chão e o que sobrava da primeira vez que os ceifeiros passavam recolhendo.
Ela estava recolhendo e debulhando uma grande quantidade para um dia de trabalho nestas condições.
Então, chegando em casa, ela contou tudo à Noemi, e Noemi bendisse o nome do Senhor, e reconheceu que Deus havia abençoado Rute, vendo que o resultado de seu trabalho não era normal! E Boaz era um de seus resgatadores.
Resgatador = o responsável por garantir os direitos de sustento e de propriedade.
Caminhando mais pela história, vemos que Boaz é um dos resgatadores de Rute, então ele foi a procura do primeiro resgatador, que era um parente mais próximo do que ele, e pela lei o parente mais próximo é quem tem a prioridade de resgatar a viúva.
Mas para isso, o resgatador teria que adquirir as terras de Noemi e Rute, e se casar com a viúva do falecido, para manter o nome dele em sua herança.
Mas o primeiro resgatador disse que não poderia resgata-la, porque estaria pondo em risco sua propriedade.
Então Boaz diante de líderes que estavam ali como testemunhas anunciou que ele seria o resgatador.
Boaz casou-se então com Rute, teve um filho chamado Obede, que foi pai de Jessé, pai de Davi.
As mulheres louvavam à Deus pela vida de Noemi, porque Deus não a deixou sem resgatador. Agora Noemi foi restaurada, e recebeu de volta tudo o que havia perdido, e Rute teve sua vida também restaurada, se casou e foi mãe.
Assim como Deus fez um milagre na vida de Rute e Noemi, pode fazer na minha e na sua vida, e mudar nossa história, não importa qual seja o problema, Deus pode todas as coisas.
Nesta história, vemos que Rute se rendeu ao Senhor, ela confiou e perseverou, e nós precisamos fazer o mesmo!
A primeira situação foi triste, desoladora e sem esperança. Mas Deus nunca nos abandona, Ele nunca perde o controle! Ele dá providência e sustento aos seus servos!
Rute se rendeu ao Senhor! Não foi fácil nem para ela nem para a sogra, elas estavam viúvas e praticamente passando fome! Mas Deus proveu tudo para elas!
Nós precisamos nos render ao Senhor! Quando você se rende, você está entregando tudo à Ele, e Deus não decepciona, Deus não é homem para mentir, ele está cuidando de tudo, mesmo em situações que você pense que Ele não está vendo ou ouvindo! Ele não te abandona!
Porque Ele é o seu Pai!
v.: Ainda que uma mãe..... Isaías 49:15
Um grande exemplo de rendição foi o de Jesus: Ele abriu mão de tudo para viver como homem, e ser sacrificado como o cordeiro santo que nos livra de todo pecado! Jesus se rendeu à vontade do Pai! E precisou viver uma vida de entrega, para nos dar a salvação. Sem dúvida valeu a pena! Mas para que isso acontecesse Ele passou por lutas, por dores...mas foi fiel!
Ele estava obedecendo o Pai Dele e estava confiante no plano de Deus.
Nós precisamos confiar no Senhor! Rute confiou plenamente em Deus, podemos ver no texto que a situação estava totalmente contrária à ela, mas ela continuou seguindo Noemi, e foi para Belém, na “casa do Pão”, e na casa do pão ela não iria passar fome! Foi Deus quem levou Rute e Noemi para lá!
v.: Sl. 16.5 "Senhor tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro."
Somente o Senhor pode garantir um futuro abençoado para nós!!!
Rute quando se casou, deixou todos os seus costumes de moabita, e tornou-se Israelita. Ela deixou seus deuses, e quando o marido dela morreu, ela não voltou às práticas antigas, mas preferiu seguir sua sogra Noemi. Com certeza ela teve um encontro real com Deus! E agora que ela estava viúva, ela não queria mais voltar as antigas práticas, porque ela conheceu o Deus de Israel, e ela foi fiel, seguindo sua sogra.
Para você confiar você precisa conhecer, então busque conhecer cada dia mais o Senhor.
Irmãos, existem situações que vivemos, que ficamos como Rute, você confia, mas não consegue enxergar a vitória, mas Deus já tem tudo preparado para você, basta você confiar, porque ele está agindo em seu favor.
1 Coríntios 2:9
Todavia, como está escrito: “olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”
E vc tem que crer, confiar que Ele fará o melhor para você, e muitas vezes temos que esperar para que esse melhor aconteça, temos que perseverar...
Nós precisamos perseverar no Senhor: Rute perseverou! Ela decidiu seguir Noemi, e as duas estavam buscando sobreviver, elas estavam tristes, mas seguiram em frente, e Deus surpreendeu a vida delas, porque elas se renderam à vontade de Deus, confiaram e perseveraram.
Deus agiu no tempo certo e tudo foi se encaixando.
Rute poderia ter vivido uma vida totalmente diferente, sua descendência seria esquecida, porque ela não tinha filhos e seu marido havia morrido, ela poderia depender dos outros para conseguir alimento, trabalhando o resto da vida como respigadora, Mas não era isso que Deus queria para ela! Deus quis dar um banquete para ela e honra-la, abençoando toda sua descendência!
Persevere, porque há esperança para você!
Jó 14:7-9
“Para a árvore pelo menos há esperança: se é cortada, torna a brotar, e os seus renovos vingam. Suas raízes poderão envelhecer no solo e seu tronco morrer no chão; ainda assim, com o cheiro da água ela brotará e dará ramos como se fosse muda plantada.
Jó estava passando por um momento muito difícil na vida, mas confiou em Deus, e perseverou com paciência!
Deus tem o renovo para sua vida! Persevere! Você pode estar como esta árvore cortada, marcada pela dor, com suas raízes envelhecidas, pensando que não tem jeito! Mas renda-se ao Senhor que cuida de você, ele vai fazer os seus renovos brotarem, confie, porque Deus nunca vai te abandonar, e persevere, porque Deus está te dando força, e vai entregar a vitória nas suas mãos.